top of page
Search

Ciclocrosse - acabou a época em Portugal


Melgaço, com muito frio e céu azul, recebeu a quinta e última prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2016/2017. Ficaram, assim, apurados os vencedores do troféu nacional. A ausência de Mário Luís Costa e Joana Monteiro, que lideravam nos escalões de Elites e Elites F mas mudaram recentemente de equipa e estão agora em Espanha a preparar-se para o Costablanca Bike Race, alterou um pouco as contas e abriu expectativas para novos candidatos à vitória na geral final.

Em Elites Roberto Ferreira voltou a impôr-se, depois de uma prova bastante disputada e onde Ricardo Marinheiro, Vitor Santos, Fábio Ribeiro e José Dias disputaram sempre a desejada vitória. Roberto Ferreira venceu a Taça (200 pontos e 2 vitórias nas duas últimas provas), com Vitor Santos em segundo (176 pontos) e Mário Luís Costa em terceiro (160 pontos e 2 vitórias, na primeira e terceira provas). Em Elites Fem. o melhor lugar do pódio foi para Ana Rita Vigário (220 pontos e 1 vitória na última prova). João Rocha conseguiu, merecidamente, a sua primeira vitória como Sub-23.

Em Sub-23 Fem. Raquel Queirós, uma ganhadora crónica, levou mais uma Taça para casa (240 pontos e 4 vitórias, para além do título de Campeã Nacional). Marta Branco ficou na segunda posição do pódio (220 pontos), seguida por Joana Costa (160 pontos). Em Juniores foi Carlos Miguel Salgueiro, outro ganhador crónico, a subir ao patamar mais alto do pódio (250 pontos, o somatório de 3 vitórias e 2 segundos lugares; e ainda o título de Campeão Nacional desta época).

4 clichés de pódios da entrega das Taças de Portugal de Ciclocrosse 2016/17

Esta série sobre a época de Ciclocrosse 2016/17 não podia acabar sem uma pequena galeria de retratos de alguns dos principais actores masculinos da modalidade em Portugal. Na verdade, estavam pensados retratos após a prova, com algum suor e muita lama. Mas não foi possível. A chuva está esquecida no nosso país e a ideia inicial não pôde ser concretizada. Assim, aqui fica meia dúzia de retratos feitos em Melgaço, antes da partida...

 

Eu, como fui de véspera para Melgaço, tive oportunidade de passear um pouco neste Alto Minho. Em Melgaço recomendo vivamente uma visita ao Espaço Memória e Fronteira, um núcleo museológico dedicado ao contrabando e à emigração que ocorreram num passado recente no concelho. Informação detalhada, bem explicada, apresentada ao público de forma atraente e contemporânea, em dois pisos interligados por uma rampa. Conte com 1 hora para fazer este 'mergulho' no tempo, mas para tal terá de desembolsar € 1,00.

Fiz, igualmente, uns pequenos circuitos pelo concelho. Lamas de Mouro, Castro Laboreiro, Santuário da Peneda e Branda da Aveleira foram os principais locais que visitei. E fiz algumas fotos...

... e agora revemo-nos na Volta ao Algarve, para um trabalho especial!

50 views

Recent Posts

See All
BLOG | Nuno de Santos Loureiro
bottom of page